A Auditoria Ocupacional é um conjunto de ações que envolvem todas as áreas de uma empresa, iniciando no trabalhador, passando pelo encarregado a gerando atribuições ao RH. Este trabalho envolve o conhecimento de toda a atividade, assim como a organização da empresa, em especial nas áreas de saúde e segurança do trabalho.
Então a Auditoria é entrega de EPI? Não, até por que a gestão de segurança do trabalho não é somente a entrega de EPI e sim um conjunto de ações em uma empresa. Muitas vezes a empresa acredita que por atender o PPRA e o PCMSO está atendendo toda a portaria, que de fato não está.
Hoje o sistema de auditoria ocupacional facilita a gestão de documentos, pessoas e ainda orienta os colaboradores a controlar os custos das operadoras de saúde com integração dos documentos.
Quando o empresário recebe uma visita de fiscalização ou ainda na hora que ele mais precisa dos laudos, ele é surpreendido com informações não procedentes, ou pior, não pode usar o laudo que ele acredita estar a seu favor.
O trabalho de gestão não pode ser feito somente por uma mão e sim por uma equipe, inclusive não se pode iniciar um trabalho e não dar continuidade. Todo processo implementado tem que ser controlado.
Vantagens da aplicação da Auditoria Ocupacional: