Com a falta de gestão na área de saúde e segurança, nós criamos o PGRO (Programa de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais), que tenha finalidade de promover as ações de engenharia e medicina do trabalho. A gestão da PGRO inclui a implantação e administração de todas as Normas Regulamentadoras, realizando exames complementares ocupacionais, cursos e treinamentos e todos os demais serviços que atendam as NRs.
“Ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho às características fisiológicas e psicológicas do ser humano”. Definição de ergonomia da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO)
Todos os documentos que envolvem a ergonomia sempre estão focados nos ambientes de trabalho e ou nas condições de trabalho, a AET Analise Ergonômica do trabalho muito diferente do Laudo Ergonômico estabelecido pela NR-17 visa o reconhecimento das atividades de trabalho e conforto. Este documento deve ser sempre realizado por um profissional devidamente habilitado que possua conhecimentos inicialmente nas condições de trabalho e seus riscos.
Embora a LER/DORT não seja mais um elemento prioritário na AET, muitos profissionais estão usando a ergonomia como analise de cadeiras, que em muitos casos é uma forma errada de avaliar os postos de trabalho. O levantamento de peso e um dos grandes fatores de injuria da coluna lombar e geralmente esquecido nas análises dos postos de trabalho que no futuro geram passivos irreversíveis.
Avaliação Ergonômica de Trabalho Home Office
Teletrabalho
A empresa por conta dos ricos da Pandemia vem sofrendo mudanças e dentre estas mudanças está o Teletrabalho ou Trabalho em home office. A PGRO possui uma equipe para atender esta demanda e possibilita o levantamento dos riscos com uso de formulários e avaliação de especialistas focado já no novo PGR e GRO.
A NR 17 no seu item 17.1.2. Ressalta que para “avaliar a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho, devendo a mesma abordar, no mínimo, as condições de trabalho, conforme estabelecido na própria Norma Regulamentadora. ”
Cadeiras
A cadeira deve ser escolhida de maneira que acompanhe e apoie a coluna. Utilize uma cadeira que seja possível ajustar a altura para que seus pés repousem no chão ou em um apoio para os pés e suas coxas fiquem paralelas ao chão. O sofá não se enquadra na NR17, embora tenha a sensação de mais confortável, ele vai deixar a sua coluna torta ocasionando dano. Sempre procure um ergonomista para avaliar os postos de trabalho.
Apoios de Braços
Ajuste a cadeira para que com o uso dos computadores os apoios de braços para que seus braços repousem sobre eles com os ombros relaxados.
Mesa
Ajuste a cadeira de maneira que a cadeira possa entrar embaixo dela. Se não for possível adapte com um suporte no pé da mesa, desde que mantenha estável. Use o apoio para os pés somente para apoiar e descansar os pés, conforme a sua necessidade de conforto ergonômico. Lembre-se que o deve o local dever buscar atender os requisitos descritos pela NR 17.
Objetos
Todos os objetos de uso devem estar próximos de maneira que o braço possa alcançar sem a necessidade de mover a cadeira e o corpo.
Teclado e Mouse
Coloque o mouse ao seu alcance e na mesma superfície do teclado. Ao digitar ou usar o mouse, mantenha os punhos retos, a parte superior do braço próxima ao corpo e as mãos no nível ou ligeiramente abaixo do nível dos cotovelos. Use atalhos de teclado para reduzir o uso estendido do mouse. Se possível, ajuste a sensibilidade do mouse para poder usar um leve toque para operá-lo. Alterne a mão que você usa para operar o mouse movendo o mouse para o outro lado do teclado.
Monitor
Coloque o monitor diretamente à sua frente, a cerca de um braço de distância. A parte superior da tela deve estar no nível dos olhos ou um pouco abaixo do nível dos olhos. O monitor deve estar diretamente atrás do teclado. Se você usar óculos bifocais, abaixe o monitor entre 1 e 2″ para uma visualização mais confortável. Coloque o monitor de forma que a fonte de luz mais brilhante fique ao lado. Se tiver cortinas mantenha de maneira que não faça ofuscamento e reflexo no monitor.
Neste contexto também recomendamos estabelecer ações que corrijam posturas inadequadas e recomendações para o controle do ruído, temperatura e iluminância. Desenvolva e incentive um programa de ginástica laboral e o hábito de pausas, isto é, ações que podem prevenir o LER / DORT.
Apresente para o colaborador informações, como cartilhas e imagens que possibilite ajustar os postos de trabalho com as condições antropométricas. Todas as tecnologias para o controle dos exames médicos periódicos dentre eles os exames clínicos com base no PCMSO e os controle de treinamentos. A informação e a melhor maneira de fazer gestão do colaborador.
Existem várias tecnologias para o controle e a comunicação e o monitoramento dos requisitos da ergonomia que devem ser adotados e seguidos pelos colaboradores no modelo Home Office. A tecnologia oferece funcionalidades para os profissionais da SST para avaliar os itens da NR 17, o Controle de Exames Periódicos, Treinamentos e Inspeções Visuais, garantindo ações preventivas para a saúde e segurança dos trabalhadores no teletrabalho. A PGRO possui especialistas para que possa avaliar e controlar os locais de trabalho e atender a NR17.
Deve o empregador ou contratante comprovar
A Validade da inspeção de trabalho deverá ser anual exceto:
Saiba mais em nosso Blog ou acesse o link para obter o nosso material de análise para teleatendimento
https://pgro.com.br/documentos/209
Os treinamentos de posturas adequadas e de movimentação de carga são uns dos trabalhos realizados pela PGRO que sempre visam a prevenção das doenças e acidentes do trabalho.